Diretório
Notícias
Mapa

Teixeira de Freitas BA
Bahia Brasil

Itabela Bahia

História de Teixeira de Freitas, Bahia

O Povoado de Teixeira de Freitas teve sua origem em conseqüência do grande volume de madeira de lei existente na região, o que proporcionou a formação de casas, criando assim, o povoado, que mais tarde foi denominado São José de Itanhém, por ficar próximo à margem esquerda do Rio Itanhém.

Na década de 1950, quando ainda existiam matas virgens por aqui, chegaram os Srs. Hermenegildo Félix de Almeida e Júlio José de Oliveira, iniciando o desmatamento; posteriormente, a firma Eleosíbio Cunha construiu um acampamento coberto de palhas, dando início à extração de madeira. Mais tarde chegaram para fixar residência no dito povoado, os Srs. Joel Antunes, Manoel de Etelvina, Aurélio José de Oliveira, Duca Ferreira e a família dos Guerra.

Em 14 de abril de 1958, na capela de São Pedro, foi celebrado o primeiro casamento religioso, sendo o celebrante o Frei Olavo (OFM) e como nubentes, o Sr. Aurélio José de Oliveira e D. Izaura Matias de Jesus.

Com o grande comércio de madeira de lei, o povoado desenvolveu bastante, provocando a imigração de comerciantes, agricultores e pecuaristas de outras regiões, entre eles, os Srs. Hegberto Rabelo Pina e Alcenor Barbosa.

Com a morte do ilustre baiano e estatístico Dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas, o idealizador e organizador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o governo achou por bem prestar-lhe uma homenagem póstuma, tendo os chefes das Agências de Estatísticas recebido ordem da direção central do IBGE, no sentido de propor junto aos prefeitos de cada município que fosse dado o nome de Teixeira de Freitas a um logradouro. Em 1957, o então chefe da Agência de Estatísticas de Alcobaça, em cumprimento às determinações emanadas da Inspetoria do IBGE na Bahia, oficialmente solicitou à Prefeitura e Câmara de Alcobaça a homenagem póstuma ao imortal baiano Teixeira de Freitas, dando-lhe o seu nome ao Povoado de São José de Itanhém, o que foi bem aceito pelo, então, Prefeito Municipal, através do Ofício de nº 91, de 14 de fevereiro de 1957, com o seguinte teor: "Sr. Agente, Tenho a satisfação de comunicar a V. S. que no entroncamento da rodovia que liga esta Cidade a Medeiros Neto com o ramal do Porto São José, está sendo fundado um povoado, obedecendo todas as técnicas urbanísticas, que por deliberação desta Prefeitura, em homenagem ao grande criado do IBGE recebeu o nome de Teixeira de Freitas."

Desmembrado dos Municípios de Alcobaça e Caravelas através da Lei 4.452, de 09/05/1985, Teixeira de Freitas faz limites com os Municípios de Vereda, Alcobaça, Caravelas, Prado e Medeiros Neto.

Fonte: José Esteves Ribeiro Neto ; IBGE

Enlaces Itabela
Abrolhos com as Baleias Jubarte. Passeios de 2 e 3 dias com pernoite em Abrolhos Hospedagem em Trancoso - Pousada Casa Itália
+ Rádios: Rádio só Brasil Rádio GNT • Teste a velocidade da sua conexão: Velocímetro Internet
    


[ Admin ]

Cidade de Teixeira de Freitas, BA
Horários de ônibus
Telefones úteis
Estadísticas IBGE
História

Diretório Tx. de Freitas, BA
Pesquisa Teixeira de Freitas




Indicar este site
a um amigo
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome de seu Amigo:
Email de seu Amigo: